sexta-feira, julho 20, 2007

Nógados


Ainda da nossa viagem a Mértola, a descoberta dos nógados, uma receita tradicional alentejana que tivemos o prazer de provar no almoço que nos ofereceram, no novo restaurante mesmo ao lado do Centro de Interpretação da Paisagem da Amendoeira da Serra. É difícil imaginar doce mais simples, divertido e lúdico: pequenas bolinhas de uma massa muito simples envoltas em mel e servidas sobre folhas de laranjeira, elas próprias cobertas de mel. Segundo um filho adoptivo da terra, comem-se em três fases: primeiro o nógado propriamente dito, depois lambe-se o mel dos dedos e depois das folhas de laranjeira :). Aqui fica uma das receitas que encontrámos e que nos parece mais próxima do que provámos - não tem é as quantidades para cada ingrediente... Bdfs!

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, julho 19, 2007

Rodrigo Leão

Já éramos clientes da sua música, mas depois de o vermos ao vivo há duas semanas, ficámos rendidas. Foi um desfile de emoções para os que gostam de apreciar um concerto sentados numa cadeira, para os que preferem estar de pé e gingar um pouco e cremos que até para os incautos atraídos pelo espectáculo gratuito à beira rio. Rodrigo Leão é um valor maior da música portuguesa, com uma capacidade notável de crescer dentro da sua coerência e congregar excelentes profissionais partilhando a mesma paixão.

Etiquetas: , ,

terça-feira, julho 17, 2007

Mértola



Sexta-feira aventurámo-nos estrada fora para ir a Mértola, bem cedinho, fugindo ao calor que temíamos e porque tínhamos que lá estar às 10.00. Daqui até Mértola a viagem é das antigas, com quilómetros poucos mas intermináveis por estradas esburacadas depois de sair da A2. Correu muito bem a viagem, o calor ainda não abrasava e o Alentejo mostra bem que o ano foi mais fresco e húmido que os anteriores. Andámos pelas Terras do Pulo do Lobo visitando algumas das intervenções que o anterior Quadro Comunitário de Apoio permitiu realizar, a nossa Rota dos Aromas incluída. Foi bom, soube bem, à excepção do choque que foi ver uma delas já vandalizada. E melhor ainda foi saber que estas e outras intervenções que temos acompanhado ou realizado nos últimos anos fazem de facto diferença no dia-a-dia das populações, que a pouco e pouco reencontram orgulho pelas suas terras e motivação para ficar ou regressar. Num perímetro mínimo, abriram recentemente um restaurante e duas empresas de animação turística! Aparentemente vai ser-nos dada oportunidade de continuar o trabalho até agora feito, aproveitando os auspícios do QREN, o novo contacto com o Campo Arqueológico de Mértola e o reforço da ligação à Associação de Defesa do Património de Mértola. Cross our fingers ;) [mais fotos aqui]
P.S. - E depois do QREN (glup)?

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, julho 12, 2007

Para a Lituânia


Rosto e verso de convite Lola Blue bilingue (para ver melhor clique aqui)
A Evatrai vai até à Lituânia, representada pelo Lola Blue, casar um português e uma lituana. Sabe bem passar assim as fronteiras, inclusive as linguísticas - veja-se os maravilhosos caracteres que se utilizam -, para testemunhar uma união multicultural. Parabéns aos noivos!
O lituano é uma língua da família báltica.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, julho 11, 2007

"Egg"

segunda-feira, julho 09, 2007

Objectivos do Milénio PT


Com um atraso de 7 anos em relação ao lançamento da campanha, soubemos agora de movimentações especificamente portuguesas para os Objectivos do Milénio das Nações Unidas - e isto porque um amigo nosso trabalha na campanha! Fique a par do que se anda a fazer aqui.
E porque são tão belos e é fantástico podermos traçar estes como os objectivos do milénio, transcrevemos aqui as 8 resoluções a cumprir até 2015:
Para aderir à campanha, apelando aos líderes políticos das 189 nações que assinaram a Declaração do Milénio há sete anos atrás para que cumpram os compromissos que assumiram, vá aqui.

Etiquetas:

sexta-feira, julho 06, 2007

Terras do Pulo do Lobo


Para ler, clique aqui


Para ler, clique aqui - e esperemos que tenha bons olhos;)

O Plano de Intervenção Terras do Pulo do Lobo, no qual se integra a nossa Rota dos Aromas, vai ser encerrado no próximo dia 13, sexta-feira ;P. Tecnicamente falando, tratou-se de uma "Candidatura à Medida AGRIS - medida de Agricultura e Desenvolvimento dos Programas Regionais - Acção nº 7: Valorização do Ambiente e do Património Rural - Sub. Acção 7.1. Recuperação e Valorização do Património, da Paisagem e dos Núcleos Populacionais em Meio Rural" - uffffffffff. Quer isto dizer que foram executados 19 projectos de investimento parcialmente financiados com fundos comunitários, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações de uma área de 16.000 ha no concelho de Mértola. Mais um passo na longa caminhada que neste concelho se tem tentado fazer contra os ventos e marés da desertificação humana e ambiental e pela preservação do rico património natural, histórico e arqueológico (veja-se este post, este, este ou este). O que aqui apresentamos é o folheto que assinala o encerramento dos trabalhos e ficará como material de divulgação das intervenções efectuadas, para locais e visitantes. É um desdobrável no formato de 55x38 cm que pode ser utilizado como folheto e como cartaz. Um trabalho low-budget / low-resources efectuado com muito gosto para a Associação de Defesa do Património de Mértola.

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, julho 05, 2007

Bread & Butter Barcelona



Não seria o evento que mais depressa nos levaria a Barcelona (será que estamos a ficar velhas?), mas a verdade é que o originalmente alemão Bread & Butter é um mimo de um evento, bem cuidado a muitos níveis, nomeadamente a nível do design de comunicação, que é aquilo que é suposto mais nos interessar ;). Moda elevada a culto em 3 dias que acabam já amanhã. Da herética bíblia das marcas fazem parte 10 marcas portuguesas, uma centésima parte de todas as marcas seleccionadas (!?) Embora lá aumentar o número de marcas nacionais divinas?

Etiquetas: , ,