terça-feira, janeiro 10, 2006

Bem-casados


www.pratofeito.com.br

No Brasil, é tradição oferecer bem-casados como lembrança aos convidados no final de uma boda. São duas fatias de pão-de-ló, muito bem casadas por um recheio de leite e cobertas com uma calda de açúcar.

Bem-casados

Ingredientes
Para 30 bolinhos
6 ovos inteiros
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café bem cheia de fermento em pó
14 colheres de sopa de farinha de trigo

Para o recheio
500 grs. de doce de Leite (ver abaixo)

Para a calda
2 chávenas de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de água quente

Confecção
Massa: Bata cerca de 15 minutos os 6 ovos com o açúcar, até obter uma massa fofa. Junte a farinha misturada com o fermento aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau. Unte com margarina e polvilhe com farinha um tabuleiro. Forme pequenos bolinhos com uma colher de sobremesa, com intervalos de 4 cm. Leve ao forno pré-aquecido a (250ºC) cerca de 4 a 5 minutos, até a massa ficar loura. Retire o tabuleiro do forno, una os bolinhos dois a dois, com o doce de leite.

Calda: Misture bem o açúcar com a água quente. Mergulhe os Bem - Casados rapidamente e, aos poucos nessa calda com ajuda de um garfo, vire-os para que fiquem molhados por igual. Retire-os e coloque-os sobre uma rede própria para bolos para secarem. Sirva os doces embrulhados em papel celofane, papel crepom e lacinhos de fita.

Doce de leite

Ingredientes
2 litros e 1/2 de leite gordo
500 grs. de açúcar
3 paus de canela
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato

Confecção
Deite o leite e a canela numa panela alta. Leve ao lume para ferver, mexendo com uma colher de pau até que o leite fique com uma cor alourada e bastante reduzido. Acrescentar o açúcar, a pitada de sal e a pitada de bicarbonato mexendo sempre até engrossar. *O doce está pronto quando, da passagem da colher de pau pelo o fundo do tacho, e este se mostrar através de um sulco.Sirva frio.

Felicia Sampaio
Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal
www.gastronomias.com

Outras receitas de bem-casados:
http://www.pratofeito.com.br/
http://pelotas.ufpel.edu.br/

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para a semana damos conta de como sai esta receita. É o nosso aniversário.
Patrícia e José

12:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home