segunda-feira, outubro 15, 2007

Turismo responsável


"Eu era uma turista" de Luísa Cortesão
Assim à pressa e sem saber muito bem do que falar - entre o tanto que há para dizer -, aqui ficam as nossas considerações instantâneas sobre um assunto que nos é muito caro, neste Blog Action Day:

Turismo responsável
O turismo pode ser uma das mais lesivas actividades para o meio ambiente e para a diversidade cultural. E é-o, em grande medida, no nosso país e lá fora. Uma tragédia que não traz muitas vezes para as populações outra contrapartida senão uns quantos postos de trabalho mal pagos e para os países a entrada de dinheiros à custa da destruição da sua integridade cultural e ambiental. Uma situação insustentável, em que nações inteiras tendem a transformar-se em colónias de férias de povos economicamente mais favorecidos. Enquanto consumidores, a nossa escolha é a melhor forma de fazer a diferença. Ideal seria que a oferta de turismo responsável fosse a regra e não a excepção, mas ainda assim não é. Não nos resta senão simplesmente recusar as alternativas que o nosso bom-senso nos ditar serem irresponsáveis. E isso passa por fugir dos mega-empreendimentos que esmagam a paisagem, dos condomínios fechados que isolam o nosso bem-estar da miséria lá de fora, das actividades claramente irresponsáveis ambientalmente. Assim mal alinhavado e bastante emocional, é o contributo que queremos dar para o Blog Action Day (via A Ervilha Cor de Rosa)


Alguns links:
Mó de Vida
Código Mundial de Ética do Turismo (existe! Porque não criar uma distinção a atribuir aos estabelecimentos e/ou empreendimentos cumpridores?)
e o inevitável
Comércio Justo - Cores do Globo (à falta de encontrar o site do próprio - isto está mesmo a ser feito à pressa, desculpem)

Etiquetas: , ,