sexta-feira, novembro 23, 2007

O Guardador da Ilha


Foto retirada do site da Câmara Municipal do Corvo


O Guardador da Ilha

Há homens com quem se pode aprender a ver aquilo que dentro de nós existe e não sabíamos. Reconhecemo-los pelo olhar. Quando se aproximam, a noite reflecte-se clara nos nossos rostos. Têm gestos lentos, precisos, como os dos deuses marinhos que habitaram, além, no mar rente à ilha. Às vezes, quando à hora do calor durmo debaixo duma árvore, aparecem-me em sonhos. Contam que são homens sempre de passagem. Não pertencem a lugar nenhum e raramente pernoitam duas vezes de seguida no mesmo sítio. São homens errantes e muito antigos. Deslocam-se como se fossem sombras. Transportam no coração a euforia de quem viaja. Uma noite conheci um desses homens e toquei-lhe. Veja a queimadura que me deixou nos dedos. Está a ver? Por isso não saio daqui. Guardo e vigio a ilha - como se ela precisasse do meu olhar para se manter um ser vivo. Passo os dias dizendo, em voz alta, os nomes das plantas e dos animais, assim... como se rezasse. E, uma noite, do fundo marinho da ilha virá outro homem, ou um deus, para me ensinar mais coisas sobre estas terras.Vivo nesta charneca que se estende na Cabeça da Cabra até ao mar. Olho fixamente a ilha, mesmo durante a noite, quando ela tem o perfil duma cabeça deitada sobre as águas. Deixo a vida escoar-se ao ritmo das migrações das aves. E ao fim de muitos anos descobri que a ilha é um lugar que cresceu, misteriosamente, dentro de mim. O meu corpo transformou-se em ilha. Olho a ilha, sou a ilha. Mas não te quero demorar mais. Se quiseres, antes de seguires viagem, ensino-te os nomes dos animais. E se me deres a tua mão, queimar-te-ei os dedos, exactamente como queimaram os meus. Depois, poderás partir por essa linha litoral traçada pelo fogo da pele.

In "O Anjo Mudo" de Al Berto (Assírio&Alvim)

A Evatrai Craft Design foi convidada a participar num concurso público para dotar o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo de equipamento e programa educativo. Andamos a guardar a ilha do Corvo, a ver se também a nós ela nos cresce cá dentro.

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

Blogger Unknown said...

maravilhosa história! pelo que posso perceber ela já começa a crescer - acho que o homem da ilha queimou-lhes os dedos!!!

6:06 da tarde  
Blogger evatrai craft design © said...

Obrigada pelo gentil comentário, Ceres! que a deusa da fertilidade lhe seja generosa em criatividade.

10:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home