terça-feira, outubro 30, 2007

Fábrica Braço de Prata

Em Lisboa existe um espaço que cede salas, aceita propostas de artistas, expõe, divulga e promove novos projectos. Tudo isto pela mão de duas livrarias antes vizinhas no Bairro Alto, a Eterno Retorno e a Ler Devagar, que também aqui se instalaram, nesta antiga fábrica de material de guerra, a Fábrica Braço de Prata no Poço do Bispo. Um centro cultural a oriente da cidade, com cinemas, ateliers, galerias de arte e salas de concerto e onde também se pode jantar! Que bem nos parece :)

Etiquetas: , , ,

sábado, outubro 27, 2007

Nº 18


E assim nos resolve a sabedoria popular - eterna fonte de consolo - eminentes feridas no ego, tão difíceis de sarar...

Etiquetas: , , ,

Fabrico próprio


Imagem retirada do site do projecto
Fabrico próprio é o delicioso título de um projecto delicioso a vários níveis. Como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto? Uma equipa de designers portugueses (Rita João, Pedro Ferreira e Frederico Duarte) começou em 2006 um trabalho cujo principal resultado será um livro dedicado à "pastelaria semi-industrial portuguesa e a sua relação com o design". Queques, guardanapos, bolos de arroz e outros de incomensurável mas modesto significado na vivência cultural portuguesa, a merecer uma atenção mais que justa, que nem só de doçaria conventual vivem os portugueses, muito antes pelo contrário. Vai direitinho para a nossa short list ;)

Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 17, 2007

Não se passa nada


Nem valia a pena perguntar, que ela não respondia. Fechada num mutismo surdo, sentava-se ali muitas vezes. Nos dias de chuva, espreitava através da janela, afastando ligeiramente o cortinado. A respiração embaciava a vidraça, mas ela parecia não se importar. Ficava ali horas a fio, olhinhos fixos vá-se lá saber onde. Por vezes saía à rua. Ia ao pão, ou às batatas. Passinho miúdo rua abaixo, olhos postos na calçada. Mal a viam passar. Só quando deixou de se pôr à janela e de embaciar a vidraça deram por ela. Ou melhor, pela falta dela. Tocaram-lhe à porta, quiseram saber. Sentada no cadeira, mãos postas no regaço, a todos dava a mesma resposta: não se passa nada. Mas eles bem sabiam que algo se passava. E perguntavam, mas ela respondia: não se passa nada. Um dia, com maior insistência, quiseram ficar, acompanhá-la ao jantar. Levantou-se a custo. Atrás dela, um cheiro a rosas velhas manchou o ar. Quando entraram na cozinha, a panela fervia sem dono. Nunca mais a voltaram a encontrar.

Etiquetas: , ,

Design por boas causas



Cause/affect é uma competição bianual organizada pela AIGA de São Francisco que pretende premiar trabalhos de design com um impacto positivo na comunidade (eles explicam tudo bem melhor aqui - este blogue continua a ser feito à pressa :P). Dêm uma volta aos vossos baús e vejam se têm algo para inscrever. São admitidos trabalhos efectuados no período entre 2000 e 2007. Entradas até dia 9 de Novembro.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 15, 2007

Turismo responsável


"Eu era uma turista" de Luísa Cortesão
Assim à pressa e sem saber muito bem do que falar - entre o tanto que há para dizer -, aqui ficam as nossas considerações instantâneas sobre um assunto que nos é muito caro, neste Blog Action Day:

Turismo responsável
O turismo pode ser uma das mais lesivas actividades para o meio ambiente e para a diversidade cultural. E é-o, em grande medida, no nosso país e lá fora. Uma tragédia que não traz muitas vezes para as populações outra contrapartida senão uns quantos postos de trabalho mal pagos e para os países a entrada de dinheiros à custa da destruição da sua integridade cultural e ambiental. Uma situação insustentável, em que nações inteiras tendem a transformar-se em colónias de férias de povos economicamente mais favorecidos. Enquanto consumidores, a nossa escolha é a melhor forma de fazer a diferença. Ideal seria que a oferta de turismo responsável fosse a regra e não a excepção, mas ainda assim não é. Não nos resta senão simplesmente recusar as alternativas que o nosso bom-senso nos ditar serem irresponsáveis. E isso passa por fugir dos mega-empreendimentos que esmagam a paisagem, dos condomínios fechados que isolam o nosso bem-estar da miséria lá de fora, das actividades claramente irresponsáveis ambientalmente. Assim mal alinhavado e bastante emocional, é o contributo que queremos dar para o Blog Action Day (via A Ervilha Cor de Rosa)


Alguns links:
Mó de Vida
Código Mundial de Ética do Turismo (existe! Porque não criar uma distinção a atribuir aos estabelecimentos e/ou empreendimentos cumpridores?)
e o inevitável
Comércio Justo - Cores do Globo (à falta de encontrar o site do próprio - isto está mesmo a ser feito à pressa, desculpem)

Etiquetas: , ,